Trocar as cordas do violão pode ser um momento bem aflito se não tiver ideia do que está fazendo. Como tirar as cordas? Como colocar? Posso trocar as cordas de nylon pelas de aço? Respondemos isso e mais. Confira!

Como Trocar as Cordas do Violão?

1) Tire as cordas velhas

Para fazer isso é necessário que conheça muito bem seu instrumento. Se seu violão for mais simples, tirar todas as cordas podem fazer o braço empenar ou a ponte se soltar.

Esses riscos também existem nos violões medianas, mas é possível tirá-los a cada duas ou três em três.

Um violão mais elaborado geralmente possui um bom tensor e uma ponte bem sólida, então não há problemas em tirar todas as seis ao mesmo tempo.

No entanto, caso não tenha certeza, evite tomar essa decisão. Evite deixar o instrumento sem as cordas para evitar estragar seu violão.

Isso feito, afrouxe as cordas e tire-as das tarraxas. Nas pontes existem formas diferentes de fazer isso, mas isso vai depender das cordas que usa no violão.

Cordas com trava

As cordas de aço são as que possuem trava. Nesse caso, é possível apenas segurar a trava e puxar a corda para fora do instrumento. Existem alguns violões que possuem pinos para cada corda na ponte. Levante esse pino, se for o caso, e tire a corda.

Cordas cruas

As cordas de nylon são conhecidas como cordas cruas, pois as suas duas extremidades são lisas, sem trava. Ela é presa à ponte de forma manual, com um laço. Assim, esse caso é mais fácil, pois basta desfazê-lo para tirar as cordas.

2) Prenda as cordas novas na ponte

Por violões terem uma estrutura diferente para os diferentes tipos de cordas, nunca tente colocar cordas de aço em violões feitos para nylon ou o contrário. Vamos ver como é cada caso.

Cordas de nylon

Trocar as cordas de nylon pode ser mais trabalho, mas não é tão difícil. Siga o passo a passo.

  1. De fora para dentro, passe uma extremidade da corda pelo buraco da ponte e a estique até a tarraxa;
  2. Deixe uma sobra na outra extremidade, virada para o lado de fora da ponte;
  3. Pegue a sobra e passe por dentro da parte da corda que está por cima da ponte;
  4. Repita esse procedimento duas vezes, passando a sobra novamente pelo pedaço de corda que está sobre a ponte. Tenha certeza que o laço esteja firme

Cordas de aço

Como mencionado anteriormente, a corda de aço tem uma trava em uma das extremidades. Cada bloqueio é uma cor diferente para identificação das cordas. Essas informações podem ser encontradas na embalagem das cordas.

Se a ponte do seu violão não tiver os seis pinos que prendem as cordas, basta enfiá-los pelos pequenos orifícios de fora para dentro. Quando você puxa as cordas para os pinos, a trava as prende automaticamente à ponte.

Nos violões com pinos na ponte, insira a extremidade da corda com a trava no mesmo orifício de onde você retirou a corda antiga. Depois, pegue o pino e tampe o buraco. Certifique que estejam bem presos.

Prendendo as cordas novas nas tarraxas

Após ter certeza que a corda está firmemente presa na ponte, pegue a outra extremidade e leve-a até a tarraxa. Com cordas de aço, as três mais grossas precisam passar por baixo do pino das três tarraxas superiores.

A corda Mi (E) deve ser fixada na tarraxa mais próxima do braço do violão. A Lá (A) é presa na tarraxa do meio e a corda Ré (D) é presa na tarraxa mais próxima do final da mão do violão.

As três cordas mais finas precisam passar por cima do pino das três tarraxas inferiores. A corda Mi – Mizinha – (E) é presa na tarraxa mais próxima do braço do violão. Já a Si (B) é fixa na tarraxa do meio. A corda Sol (G) é presa na tarraxa mais próxima do final da mão do violão,

Faça a corda dar duas voltas pelo pino da tarraxa e depois a insira pelo buraquinho. Estique bem a corda e depois gire a tarraxa até o som que produz ser duradouro.

Acabamento

Depois de trocar as corda do violão, agora o que falta é afinar o violão e cortar as sobras nas tarraxas, mas não completamente. Deixe uma sobra de mais ou menos 1 centímetro. Agora é só tocar!