Está começando a tocar violão e precisando de algumas dicas? Pode ser não ser um processo fácil quando não se sabe o que fazer, como praticar e se precisa de ajuda ou não.
Vamos ajudar não apenas ajudar a entender como elaborar seus estudos, mas também no que considerar ao montar um repertório.
Vamos lá!
Escolha um bom instrumento
Algumas pessoas não aprendem porque praticam com um violão ruim. Com isso, não estamos dizendo que você deve gastar muito dinheiro no melhor instrumento.
Mas alguns requisitos mínimos devem ser atendidos. A guitarra deve ser relativamente lisa, bem afinada e ter um ótimo som. Também tinha que ser durável e feito de materiais de alta qualidade.
Claro que um instrumento com essas características não será o mais barato do mercado, mas também não será o mais caro. Lembre-se de que um instrumento usado é uma boa ideia se estiver em boas condições.
Nós temos uma lista sobre como escolher o melhor violão para iniciantes aqui. O certo com certeza vai te ajudar em seus estudos.
Rotina de Estudos
Um programa de estudos é um modo de montar uma rotina que te faça ter progresso em seu aprendizado. A ideia é seguir a ordem dos conceitos para que cada novo conhecimento adquirido se baseie no conhecimento anterior.
Aliás, na era da Internet, o papel do professor não é apenas transmitir conhecimento, mas também apontar o caminho, permitindo que uma coisa leve naturalmente à outra. Por isso, é bom um profissional te ajudar a montar essa rotina.
Você não se torna um músico melhor por causa da quantidade de informação que absorve, mas pelas conexões e continuidade que você cria entre essas informações.
Sem falar, é claro, que tocar bem exige experiência em diversos estilos, que são aprendidos gradativamente, o que é outro ponto que um profissional vai poder te ajudar
Escute músicas de violão
As maiores referências de um aluno de violão não vêm da teoria que aprende nas aulas, nem dos exercícios que faz com o professor. Sem dúvidas sua musicalidade vem de tudo isso, mas o fator principal são as músicas que você ouve.
Portanto, não há melhor forma de autodesenvolvimento do que ouvir música de violão. De agora em diante, ouça músicas de violão, ou assista a vídeos se for mais do seu gosto.
Não importa o seu gosto musical, o violão é muito versátil e uma grande referência em quase todos os gêneros, mas é bom que tenha em mente que está começando e vai precisar escolher o repertório apropriado.
Comece com músicas fáceis
É possível que tenha um gênero de música específico que gostaria de treinar, ou não tenha escolhido ele ainda. De qualquer forma, todos os gêneros possuem uma variedade de músicas que são fáceis de tocar para esse começo.
É possível encontrar músicas com poucos acordes ou com cifra simplificada. Veja aqui a nossa lista de músicas faceis para tocar no violão e se inspire.
O repertório que escolher, no entanto, não é tão importante quanto a prática por tempo o suficiente para que absorva o que aprender. No entanto, qual o tempo necessário?
Frequência e tempo de prática
O ideal é praticar todos os dias. No entanto, se sua rotina não permite um treino diário, procure encaixar a prática em ao menos três dias da semana.
Em relação ao tempo de prática, não é preciso ficar horas machucando a ponta dos dedos para que seja um treino eficiente. Quinze minutos já é tempo suficiente para haver progresso, mas é necessário que seja de forma contínua.
Isso nos leva à próxima dica.
Tenha disciplina
Disciplina é uma jornada que deve ser feita um passo de cada vez. Proponha a si mesmo sair do lugar e aprender aos poucos, mas com certeza vai estar fazendo progresso.
Procure encaixar o treino em um momento em que sua rotina possa ser afetada caso não o faça. Como antes de dormir, ou logo depois de acordar. Persista nesse hábito nos mesmos momentos e, em pouco tempo, será uma parte indispensável da sua rotina.
O início pode ser um pouco mais complicado, mas é preciso começar para o hábito poder ser criado.
Busque um profissional para ajudar
Um guia vai dar um rumo aos seus passos pelo árido deserto das informações sobre violão na internet.
Além disso, o professor de violão pode te ajudar a decidir qual instrumento comprar, elaborar um plano de estudos personalizado, ajudar a organizar seu tempo e ainda criar um repertório que começa com músicas fáceis e vai aumentando a dificuldade.
Há ótimos professores disponíveis online e, como dissemos, aprender violão em casa não significa estudar violão sozinho. O aplicativo da Minueto vai te ajudar a encontrar não apenas a pessoa certa para te guiar, mas também em toda sua jornada aprendendo violão!