Sim, existem os principais ritmos de violão. Ainda que muitos ritmos possam ser tocados, mas alguns se tornam principais porque combinam perfeitamente com a sonoridade das cordas.
Por esse motivos, há ritmos que se destacam quando se trata do violão.
Vamos conhecê-los!
Ritmos de Violão – Sertanejo
O violão não pode ser dispensado quando se trata do sertanejo. Seja ele raiz ou universitário, ele está presente. As cordas de aço são as mais usadas, pois o som claro e metálico é muito singular.
As harmonias do violão costumam ser bem simples, com acordes abertos. O capotrastes é muito utilizado justamente para evitar as pestanas e as batidas são convencionais de palheta, o que também é bem simples.
Ritmos de Violão – Reggae
O reggae é um ritmo vindo da Jamaica nos anos 60. Contagiante e com letras que costumam acalmar, ficou popular graças ao seu cantor mais conhecido, Bob Marley, e conhecido no mundo inteiro.
Seus cortes são rítmicos e regulares, o que também faz com que seja impossível ficar parado quando se escuta, e bem popular entre as pessoas que tocam violão.
Ritmos de Violão – Samba
Se você quer tocar samba no seu violão, saiba que as cordas de nylon são a melhor escolha para esse ritmo brasileiro. Embora os instrumentos de 7 cordas sejam comuns no gênero, recomendamos começar com um instrumento de 6 cordas para facilitar as coisas.
Outro truque é deixar a palheta de lado e usar os dedos. O ritmo básico do samba requer o polegar da mão direita e, no caso dos destros, tocar os baixos, pois possuem muitas notas de passagem. Os dedos indicador, médio e anelar são responsáveis pelas cordas agudas, as primeiras, são tocadas juntas.
Ritmos de Violão – Rock
O gênero “Rock ‘n Roll” teve origem nos Estados Unidos nos anos 50 e logo mais ao mundo. Mais do que um ritmo contagiante, possui um apelo comportamental bem forte, e é possível notar isso nas letras das músicas.
O violão é usado com frequência no gênero, apesar de a guitarra ser o que normalmente nos remete. No entanto, o que vale no rock não é tanto a técnica quanto a atitude e energia ao tocar.
Se for seu favorito, treine bastante harmonia, ritmo e a batida. Tem rock nacional, grunge, anos 60 e anos 2000 em cifras perfeitas para iniciantes, se for seu caso.
Ritmos de Violão – Bossa Nova
Assim como o samba, a bossa nova combina bem com o som das cordas de nylon percutidas com os dedos.
Com influência do jazz, este é um ritmo brasileiro conhecido por seus harmônicos complexos e melodias cativantes. Dessa forma, muitas músicas têm estruturas diferentes, e os acordes não são harmônicos, nem pertencem ao campo harmônico da música.
À medida que você aprende canções de bossa nova, seu vocabulário certamente aumentará.
No que diz respeito ao ritmo, destreza e sensibilidade também são necessárias. Os tempos são claramente marcados, mas deve haver liberdade para desacelerar de vez em quando. Isso traz mais emoção à execução, que nunca deve ser sombria e mecânica.
Forró
O forró é uma festa tradicional do estado de Pernambuco, misturando os sons da região, incluindo xote, baião, xaxado, chamego, pé de serra e coco. Além disso, outros estilos mais modernos surgiram do forró, como o piseiro e a pisadinha.
Nesse sentido, existem várias formas de tocar esse ritmo, mas aqui vamos focar em uma das principais.
Primeiro, saiba que o som macio e suave das cordas de nylon cabe como uma luva de forró. Prefira usar apenas os dedos e mantenha a calma com as harmonias, pois não são muito difíceis.
É nas levadas do forró que se descobre a chave para tocar; Algumas músicas têm um andamento mais rápido. Isso requer bater com a unha do dedo indicador, médio ou anular e bater com o polegar. Músicas mais lentas podem ser tocadas simplesmente com uma batida forte.
Aprenda a tocar violão
Ajuda profissional é essencial se seus objetivos são aprender a tocar violão com o máximo de aproveitamento. No entanto, não é necessário se virar para conseguir tal apoio.
Caso não saiba bem quais músicas escolher, nosso aplicativo também possui sugestões que te ajudarão a começar e auxiliar na escolha das músicas que mais se encaixam com o nível em que está no aprendizado.
O aplicativo da nossa escola possui tudo isso de forma simples e sem precisar sair de casa! Baixe agora e comece a realizar a sua meta de aprender a tocar violão com muito mais praticidade!